Capstar

Medicamento recomendado para:

Cães (Caninos) e Gatos (Felinos).

Cada 100 mg contém:
Nitenpiram ......................... 11,4 mg
Excipiente q.s.p. ................ 100,0 mg

CAPSTAR é indicado em todos os casos em que se deseja uma rápida e segura eliminação das pulgas adultas, que estejam infestando cães e gatos com mais de quatro semanas de idade.
A infestação de pulgas e doenças correlacionadas estão entre as principais causas da visita de proprietários de cães e gatos à clínica veterinária. Uma grande quantidade de produtos estão disponíveis hoje para o tratamento da infestação de pulgas em cães e gatos. Embora a maioria deles seja capaz de oferecer bons resultados, a percepção de sua eficácia é relativamente baixa, devido a aplicação inadequada ou ao relativo baixo efeito knock-down frente a infestações mais severas.
CAPSTAR é um produto formulado a base de NITENPIRAM, um inseticida pertencente ao grupo das Nitroenaminas. Nitenpiram é um adulticida indicado para o controle de pulgas, que oferece um rápido knock-down, associado a um conveniente modo de usar, a via oral. CAPSTAR apresenta ampla vantagem de segurança e eficácia de 100% no controle de pulgas. Devido a sua rápida eliminação é o produto ideal para ser utilizado em combinação com reguladores de crescimento de insetos, ou em circunstâncias onde seja requerido o controle imediato da infestação.
Propriedades e Mecanismo de Ação:
CAPSTAR é formulado na forma de comprimidos de cor branca, ligeiramente amarelados, biconvexos, de bordas arredondadas, o que facilita a administração.
NITENPIRAM, ingrediente ativo do CAPSTAR, atua bloqueando os receptores nicotínicos da acetilcolina, provocando a paralise dos insetos e sua morte. Não interfere com a acetilcolinesterase.
Após a administração oral dos comprimidos, NITENPIRAM é rapidamente absorvido a partir do trato gastrintestinal. As concentrações sangüíneas máximas são alcançadas entre 15 minutos a uma hora após a administração.
Mais de 90% do princípio ativo é eliminado por via urinária, dentro de 24 horas, em cães e em 72 horas em gatos, principalmente na forma de molécula não metabolizada.
As pulgas que se alimentarem de sangue de animais tratados com CAPSTAR, na dose de 1 mg/kg de peso corporal, apresentam uma mortalidade de 100%. Estudos demonstram que as pulgas começam a cair do hospedeiro de 30 a 60 minutos após a administração do produto.

A dose a administrar de CAPSTAR é de 1 mg/kg de peso corporal ao dia, ou de acordo com a seguinte recomendação:
GATOS - 01 (um) comprimido de 11,4 mg ao dia.
CÃES - Animais com até 11,4 kg = 1 (um) comprimido de 11,4 mg ao dia
Animais com peso de 11,4 a 57 kg = 1 (um) comprimido de 57 mg ao dia
OBS:
- O período de uso dependerá do nível de infestação. Não há necessidade de aplicar mais de uma dose diária.
- O Médico Veterinário orientará o tempo de uso do produto, bem como o intervalo entre as administrações..
- CAPSTAR pode ser administrado em cães gestantes e lactantes.
Ambientes Infestantes
• Em estabelecimentos de banho e tosa - para evitar que os animais voltem às residências infestados, uma única dose, administrada logo que o animal chega ao estabelecimento é suficiente.
• Animais que estão expostos a infestações esporádicas - animais sujeitos a desafios esporádicos, tais como: viagens, exposições, etc., a administração de uma dose diária durante o tempo em que perdurar o desafio, evitará a ocorrência de infestações severas e prejuízos para a saúde do animal.
Controle Estratégico Integrado
• Em casos de controle de infestações já estabelecidas - devido à variabilidade do nível de infestação nas diferentes regiões climáticas, a duração e freqüência dos tratamentos requeridos podem variar consideravelmente. Para melhores resultados, o tratamento com CAPSTAR pode ser associado com IDIs (Inibidores do Desenvolvimento de Insetos) ou RDIs (Reguladores do Desenvolvimento de Insetos), CAPSTAR age matando rapidamente as pulgas adultas no animal, enquanto que, os IDIs e RDIs impedem o desenvolvimento de ovos e larvas no ambiente, evitando a formação de fontes permanentes de reinfestação. Este tratamento estratégico oferece os melhores resultados aos donos dos animais, garantindo, a curto prazo, o controle de pulgas no animal e no ambiente.

CAPSTAR deve ser administrado numa única dose, por via oral, sempre que se observar pulgas infestando os cães e gatos. As pulgas adultas são rapidamente eliminadas (no máximo em seis horas) após a administração do produto. Não existe nenhuma recomendação de regime alimentar para a administração de CAPSTAR, podendo ser junto com alimentos ou não.
O produto pode ser usado nas mais variadas situações de infestação de pulgas em cães e gatos.

Contra-Indicações
Não existem contra-indicações conhecidas ou reações adversas à administração do produto, bem como, não é conhecida incompatibilidade com outros compostos indicados para o controle de pulgas.
Tolerabilidade
Estudos de segurança foram realizados tendo como base a dose mínima de 1 mg/kg, tanto para cães como para gatos.
Não se observaram sintomas de intoxicação nos ensaios com ninhada de gatos de 8 e 16 semanas de idade, bem como com filhotes de cães de 7 e 16 semanas de idade, que receberam diariamente, durante duas semanas, aproximadamente 5 vezes a dose recomendada. Sintomas adversos foram observados quando se dobrou estes níveis de dosagem, manifestados pela passagem de fezes moles e exacerbação na freqüência do ato de lamber-se. Estes sintomas são de curta duração, desaparecendo cerca de 8 horas após a administração do produto.
NITEMPIRAM tem demonstrado ser bem tolerado quando administrado a cães e gatos para eliminação de pulgas adultas.
Precauções
Recomenda-se não administrar a filhotes de cães ou gatos com menos de quatro semanas de vida.
Conservar o produto em local seco e ao abrigo da luz solar direta, em temperatura inferior a 25ºC, fora do alcançe de crianças e animais domésticos.

Não localizamos nenhuma informação sobre contraindicações do medicamento Capstar.

Não há informações sobre o período de carência do medicamento Capstar.

Blister de alumínio contendo 6 comprimidos, acondicionados em cartelas contendo 1 ou 2 blisters com 6 comprimidos de 11,4 mg ou 57 mg

Não há informações sobre o armazenamento do medicamento Capstar.

A Classe Terapêutica do medicamento Capstar é Ectoparasiticidas (anti-parasitários).

Os Princípios Ativos do medicamernto Capstar são:
Nitempiram

O Registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do medicamento Capstar é o 6.842 em 12/04/1999.

Denis Frota Daflon - CRMV: SP 23802

O número do Serviço de atendimento ao cliente do medicamento Capstar é (21) 4748-3647

Novartis Saúde Animal Ltda
Av. Prof. Vicente Rao 90 - Brooklin - São Paulo - SP, CEP 46360-00
Ver todas as informações da empresa